31.3.05

Determinismo

No passado sábado à noite, a Gisela Serrano disse "do có quera", na TVI. Digerimos a refeição ligeira de luso-trash e, devidamente abençoados, rumámos ao Cais do Sodré para nos perdermos na dissoluta noite jamaicana. Como diria o outro, nem mesmo os deuses lutam contra o destino.

30.3.05

The way we were

Convidam-me para um casamento. O noivo desapareceu da minha vida desde os tempos de liceu. A noiva, vi-a uma vez. Lembro-me que era morena. Na prática não sei quem são estas pessoas, mas confirmei de imediato a minha presença. Não se podem desperdiçar oportunidades de ficcionar uma (auto)biografia.

A palavra chave é "yet"

Ou como diria o saudoso Jim Williams: "I am what they call nouveau riche but then, it's the riche that counts".

29.3.05

Resultado

Um blog pode facilmente ser uma pessoa. Pode, com igual facilidade, ser uma merda. Chato.

28.3.05

Marcos II

Com o passar dos anos, começamos a precisar de materializações para alojar afectos, materializações que não se abatem a tiro, que insistem em ficar para trás, imóveis, quando tudo o resto se evapora. Com o passar dos anos descobrimos algo de impensável durante a adolescência: as relações, tal como a comida, afinal engordam.

Marcos I

Atingimos verdadeiramente a maioridade quando os casais que acabavam passam a separar-se.

Aquário de Morfeu

O Bicho Mau voltou ao activo, quase um ano depois do seu desaparecimento, com novas roupagens.

23.3.05

Beat

march 23 is "dia del mar"
march 23 is also formal
march 23 is a really horrible choice for you
march 23 is neuromuscular integrative
march 23 is an absolute deadline
march 23 is to be believed
march 23 is a prerequisite to this course
march 23 is more than just advertising
march 23 is being moved to march 19
march 23 is over

Mais Googlisms aqui (descobertos através deste senhor).

22.3.05

Dar com uma mão, tirar com a outra

Na semana passada ganhei 21 euros e 58 cêntimos no Euro Milhões. Foi um resultado simpático. Só há um problema: reduzi drasticamente a probabilidade de voltar a ganhar esta semana. Ou seja, na prática, paguei 44 milhões de euros* pelos 21 euros e 58 cêntimos. Neste mundo socrático de portas fechadas e janelas abertas, o caminho dos justos deixa-nos invariavelmente com um amargo de boca.

* Valor previsto do jackpot desta semana.

21.3.05

Reflexividade II

Apesar de tudo, ainda é possível abdicar sem remorsos do uso do itálico quando escrevo a palavra "e-mail", mas não o fazer quando escrevo "spam" ou "junk mail". Ainda é possível errar de forma reaccionária, com uma sólida, mas absurda, base teórica.

Reflexividade

O meu spam mudou. O conteúdo mantém-se, mas a forma alterou-se. A nova dimensão média de cada junk e-mail fez com que este deixasse de ser parasítico para passar a inutilizar a minha modesta caixa de correio, a cada dois dias de info-exclusão. Não consigo deixar de pensar que isto pode ser uma nova estratégia de marketing, que há algo de subliminar nesta alteração morfológica. Como se a trampa não solicitada que desagua no meu e-mail se tivesse untado no seu próprio creme de aumento peniano, demonstrando na prática o seu vigor recém-adquirido.

18.3.05

Assim não há condições...

"Blogger Status
Friday, March 11, 2005
In the past several days, we've had a bout of stability problems with Blogger. Yesterday morning, users were encountering errors when trying to login and access their blogs.

During this time, mail-to-blogger was temporarily disabled in an attempt to resolve some of the difficulties - it is once again back on, altho' message processing may be delayed. Additionally, we are working on a patch to fix a bug that has prevented many users from leaving comments today.

[...]

As a Blogger user, I completely understand how unacceptable the performance has been in the past few days and it is the focus of the engineering team to fix these issues."

17.3.05

Dietas

Há uns tempos, li algures que a dieta mais eficaz era constituída exclusivamente por vodka e cigarros. Como não fumo, estou a considerar começar a praticar o segundo* desporto mais estúpido que existe: correr. Pelo menos enquanto ainda estou apresentável, mas sobretudo antes que as leis que se antevêem me obriguem a ir viver para o terceiro mundo.

*Seria o primeiro, caso a natação fosse praticada ao ar livre.

16.3.05

21 graus

E quando menos se espera, volta a ser possível sobreviver a uma janela aberta.

Darwinismo

Fala-se em evolução da espécie, na sobrevivência dos mais fortes, em perder os pêlos inúteis e os dedos dos pés. Algures no meio destas teorias, a cidade como ecossistema nasce e damos por nós com a capacidade de fixar quase instantaneamente as faixas que andam mais rápido, num grande número de ruas, vias rápidas e auto-estradas da Grande Lisboa. Damos por nós a derivar lentamente para o "taxismo". Nesse dia começamos finalmente a perceber porque razão evolucionismo e transformismo podem ser considerados sinónimos.

15.3.05

Vá para fora cá dentro

Já há algum tempo que não andava de Metro sem guia (leia-se alguém que tivesse andado de metro há menos tempo do que eu). Há uns dias aventurei-me. Já estava à espera de me perder, o que aconteceu enquanto procurava uma linha de cor indistinta e que acabava no Campo Grande e não descobria que, neste Portugal moderno que ao poucos vai deixando de ser meu, afinal queria embarcar numa composição que percorresse a linha amarela que, hoje em dia, desemboca em Odivelas. Eu sabia tudo isto, mas preferi não me lembrar. A minha Lisboa diluiu-se pelos subúrbios, perdeu-se nos subterrâneos. Isto seria relativamente irrelevante, se não tivesse levado com ela uma parte do meu passado, deixando-me a sós com uma débil indignação.

11.3.05

Alienação


A ausência é viciante.

Cash

"A rum thing, cash; its cover blown, its probity knackered, it now only excites suspicion or pity, depending on the sum. Deposit the dodgiest cheque (“Luca Weasolio Enterprises (Cocaine) Ltd”) and no questions asked; unpeel a fat roll of banknotes and there will be whispered conversations, messages passed to dyspeptic men in Compliance Divisions, black marks raised. Conversely, go into a supermarket and pay for your small order with cash, and not black marks, but eyebrows will be raised. Cash means you have no cards; no cards mean you have no credit; no credit means that you are on the margins, on the busk, a criminal, a bogus asylum-seeker, an underclass hoodlum, on drugs, a ticking bomb about to burst into tattoos and erupt at the checkout counter in a flurry of lager, swear words and screaming children.

There was once and advert which claimed that the American Express Card said “more about you than cash ever can”, and so it does. Cash says nothing except “Here is the money”, and we don’t like that. Curiously obsessed with provenance, we find anonymity distressing. There is no added value to cash. All you can do with it is pay. Soon it will be confined to liminal transactions with hookers, crooks, and Latvian navvies on the lump. The wedge of fifties is now a mark of failure, not just anonymous but, however big, finite. With a black AmEx, nobody can tell how much you have left. Cash cannot bullshit. Cash tells no lies. And so we no longer trust it, and so it must go."

Michael Bywater - Lost Worlds, What Have We Lost and Where Did It Go (2004)

9.3.05

Uma andorinha não faz a Primavera

O tratamento personalizado, essa grande excrescência da "focagem no cliente", emperra quando a pessoa em questão não foi prevista pelo departamento de marketing. Resultado: acabamos a pagar, por uma fatia de ananás, o preço de uma salada de fruta tropical.

8.3.05

Sucedâneos

Houve um tempo em que tentávamos ser grandiosos: descobrir continentes, construir civilizações, dizimar exércitos a cavalo. Hoje em dia, estamos reduzidos à eficiência. Queremos sobretudo não errar, não desperdiçar, não desiludir. Deixámos de querer ser deuses, agora basta-nos ser um computador.

Metonímia

Quando acabei de almoçar reparei que a pele das minhas mãos cheirava a praia. Estava bastante agradado com as invocações que se seguiram a esta descoberta, quando me pus a pensar sobre como era possível o tal cheiro se ter depositado nas minhas mãos. Nada cheira a praia, para além da praia propriamente dita. Sabendo que no meio de Lisboa não abundam areais, só uma miscelânea de resíduos poderia emular o aroma original, uma miscelânea mais vulgarmente conhecida por lixo. O meu Verão epidérmico acabou no lavatório indigno de uma casa de banho pública.

7.3.05

Palavras sábias

A discussão sobre a Salma Hayek vai ecoando pela blogosfera. É compreensível: trata-se de um tema polémico e com importantes ramificações. No entanto, socorrendo-me da minha incapacidade de dizer algo de interessante sobre o tema, penso ser útil deixar aqui um aviso, recorrendo a uma citação recontextualizada:

"Looking at cleavage is like looking at the sun, you don't stare at it. It's too risky. You get a sense of it and then you look away."

Jerry Seinfeld - The Shoes (1993)

4.3.05

Lentes

Assim como ninguém conhece um mau médico (excepção feita dos que os outros recomendam), a acreditar no povo, os bons cabrões são eternos. Na praça pública, só os milagrosamente justos podem ser perecíveis. Não sei se fará sentido insultar os mortos, mesmo que por apego à verdade, mas o que é certo é que morrer à frente de um auditório é um derradeiro mecanismo de fuga a uma realidade onde somos miseravelmente humanos. Se a crítica salva da penúria a descendência de artistas banais desaparecidos, os telejornais da TVI podem salvar-nos a todos do Purgatório.

3.3.05

Regresso

Num passado recente, era chique ir a Madrid comprar mobília manhosa no IKEA. Poupar nas estantes, para poder enterrar dinheiro em gasolina, copos e tapas. O "modelo nórdico" só era invejável porque vinha acoplado de uma bebedeira cosmopolita. Hoje em dia, com o IKEA transferido de um subúrbio alegórico do primeiro mundo para um subúrbio real, ir a Madrid voltou a ser o que sempre foi: uma bebedeira cosmopolita legitimada por mérito próprio.