Subsídios
Estava aqui a tentar perceber como são atribuídos os subsídios do ICAM, e fiquei contente por ver que essa atribuição tem três vertentes distintas. Passo a citar:
- Sistema de Apoio Financeiro Selectivo, que atende ao conteúdo da produção, às suas propostas estéticas, técnicas e artísticas;
- Sistema de Apoio Financeiro Directo, que completa os contributos financeiros directamente obtidos pelo produtor para a montagem financeira do projecto;
- Sistema de Apoio Financeiro Automático, que atende aos rendimentos obtidos com a exploração da obra anterior do mesmo produtor, nomeadamente à venda de bilhetes, durante o período de exibição em sala.
À primeira vista pensei que o apoio financeiro seria uma espécie de média ponderada destas três vertentes, mas afinal parece que não. Parece que cada categoria cinematográfica (animação, longa metragem de ficção, documentário, etc...) só tem acesso a um tipo de apoio.
Neste momento, pelo que eu percebi do site do ICAM todas as categorias, excepto as longas metragens de ficção, têm direito à modalidade "selectiva", ou seja, decidida pelos homens e mulheres da cena cultural. As longas metragens têm acesso ao apoio directo, o tal que não se percebe bem em que bases é atribuído (vulgo Fundo de Desemprego Corporativo).
O que me espanta nisto tudo, é que a modalidade automática, a única que tem em consideração o espectador, não é aparentemente relevante neste processo. Se é realmente assim, isto não faz qualquer sentido, e vem confirmar o que eu achava: em Portugal faz-se cinema para alimentar a classe. Deve ser a única indústria no mundo, onde as empresas se podem estar nas tintas para os clientes. Isto é particularmente ridículo considerando que é o cliente que paga o subsídio, e é simultaneamente a única ligação com o mundo exterior do cinema português.
O serviço público dá para tudo. Afinal de contas temos que educar o povo. Suponho que seja mais difícil fazer cinema de qualidade que seja apelativo para as massas. E eu que queria universalidade...
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Home