17.12.03

Subsidiarização cruzada

O JPC acha uma perfeita humilhação para os jornalistas genuínos que se vêem "atirados para o fundo das prioridades" em nome de motivos comerciais, os pseudo-leitores da imprensa diária só o serem graças às ofertas acessórias dos jornais e revistas.

Uma vez que os motivos comerciais pagam aos tais jornalistas sérios, que de outra forma estariam no desemprego, não estará aí o verdadeiro problema. Parece-me que a relação de causalidade é precisamente inversa: o desinteresse foi criado, se é que ele não existe desde sempre, pelos próprios jornalistas, entre outros.

Das duas uma, ou se submetem à vontade do povo, e escrevem apenas sobre temas que lhe interessem, ou tentam educar o povo, e aí as ofertas representam a única forma de eventualmente chegar a uma maioria que de outra forma nem olharia para um jornal. Na minha humilde opinião, o jornalismo não é um fim em si próprio, não se pode dar ao luxo de ignorar o seu público (ou o seu mercado). Apenas pode optar por ter um papel activo ou passivo, nesse relacionamento.

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