19.1.04

Arte de fim-de-semana II

No documentário que se seguiu, era o pintor António Sena o visado. Ele afirmava que o mais frequente era o título das suas obras ser "Sem título" porque não gostava de dar orientações interpretativas. Afirmava também que não expunha há uns anos porque não encontrava um espaço adequado às suas obras actuais (pois...).

Face à falta de orientação interpretativa, obviamente senti-me completamente estúpido a olhar para as suas obras. Felizmente há sempre um conjunto de académicos que, através de um discurso convictamente complexo, se disponibilizaram para passar o resto do documentário a suprir essa lacuna, e a orientarem-me em direcção a uma compreensão plena do que estava a ver (ou talvez não).

Visto do mundo real, aquele círculo parece-se perigosamente com um engodo onde alguém que cria qualquer coisa, alimenta um grupo de explicadores, que através das suas explicações conferem valor à criação inicial, demonstrando por A mais B que essa criação é única, vendendo-a ao leigo e alimentando por sua vez o criador.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home