25.2.04

Sobre a Classe Média que vive neste blog (para o Pénible e Tawzeeto)

Ao chamar este blog "Classe Média" não pretendi tornar-me um representante de uma classe social. Quando aqui escrevo apenas pretendo representar-me a mim próprio, e mais concretamente à minha mediania. Não tendo criado uma persona blogoesférica, já que não tenho capacidade criativa para o fazer deliberadamente, a minha mediania define-se sobretudo por oposição aos que se encontram acima e abaixo de mim, numa hipotética escala do conhecimento, e só nessa escala.

Ao definir-me como um tipo mediano, e a este blog como um produto igualmente mediano, procuro apenas usar essa condição como um veículo impulsionador da minha própria ascensão "social", limitada à tal escala do conhecimento. Ao pavonear as minhas limitações sinto um dever moral de eliminá-las, e esse é um dos objectivos (ou princípios fundadores) deste blog, tal como foram atabalhoadamente declarados.

Sendo assim, quando me refiro à classe média neste blog tento sempre fazê-lo no sentido que descrevi acima, sendo um conceito que não deverá ser levado muito a sério. É óbvio que esta utilização algo hermética do termo pode dar origem a outras (e naturais) interpretações, tendo qualquer uma delas uma carga simbólica demasiado complexa para uma redutora troca de comentários. Um desses meus comentários ao post sobre o rock português utilizou a classe média de um forma híbrida, que tanto podia encaixar-se na definição que eu criei, como na definição mais generalista. Erro meu. Realmente o Abril não tem nada a ver com a minha ascensão "social", mas terá algo a ver com uma certa incapacidade estrutural de desenvolvimento do país, mas isso ficará para um post posterior que constituirá a segunda parte da minha resposta.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home