21.5.04

Red District

Ao passear-me pela H&M do Chiado, dei por mim a identificar tendências emergentes da moda. Apercebi-me da deslocação gradual de peso dos anos 80 para os anos 50, e cheguei à conclusão que a H&M, dentro do negócio do fast-clothing, seria talvez a marca mais apelativa, pelo arrojo civilizado da secção masculina, apesar de ferozmente camaleónica como as outras.

Talvez por ter chegado a esta conclusão, em certa medida, vi-me à venda na dita loja, o que considerei algo ofensivo. A ser verdade que quanto mais artificial um produto for, melhor adaptado ele está aos nossos gostos, também nas cadeias de fast-clothing deste mundo há uma transferência dessa artificialidade e da subjacente superficialidade, das marcas para os clientes, graças à identificação entre os dois, à reciprocidade cultural, onde é difícil estabelecer uma relação de causalidade. Nestes entrepostos não se percebe quem veio primeiro, a roupa ou o "jovem", mas sabemos que do lado da roupa há alguém que está muito "à frente".

Posso dizer que não gostei particularmente de me ver encaixado num paradigma alternativo de modernidade, onde já não era apenas um número tout court, mas um número vítima de uma campanha de marketing. Apesar de reconhecer que a ideia de nos revermos numa imagem de marca não seja peregrina, até agora esse elo estava presente a um nível unitário, onde "aquela cartola do Augustus" poderia ter a nossa cara, mas não o Augustus propriamente dito (é caso para dizer aleluia).

Vendo bem as coisas, até deveríamos estar agradecidos às acções relâmpago destas máquinas promocionais que, ao criarem um "novo homem", varreram alguns dos nossos míticos "costureiros" da superfície. Contudo era verdadeiramente dispensável que nos tivessem transformado num Homo-H&M (que não passa de um Homo-Augustus avant la lettre) ao equiparem-nos da cabeça aos pés, ao venderem-nos música, revistas, restaurantes, cores e um vocabulário mutante. Ainda assim, o que nos vale é a efemeridade das colecções. Pode ser que não haja tempo para tirar fotografias.