18.6.04

Traumatismo

No estrangeiro, é frequente termos a sensação que os habitantes locais estão permanentemente a gozar conosco. É natural. Afinal de contas, é o que nós fazemos quando somos visitados e vemos a inépcia do turista médio ao tentar digerir a nossa nobre essência em 3 dias/5 noites. Tentamos diluir-nos numa outra nacionalidade, mas somos sempre traídos pelo detalhe.

Para os habitantes de países de língua inglesa, essa sensação é exponenciada por um factor simples: o mundo inteiro percebe o que eles dizem, mas eles, não percebendo qualquer outro idioma, não podem retribuir a cortesia. No fundo, estarão sempre dependentes de terceiros para perceberem a piada.

Talvez esta seja uma das causas do "imperialismo" americano (leia-se da vontade incontornável de provar ao mundo que não têm nada a provar ao mundo). Se, cada vez que pusesse os pés além-fronteiras, tivesse que viver com um dedo desdenhoso apontado na minha direcção, acompanhado de um risinho alvar e não me pudesse refugiar na incapacidade de comunicar para uma organizar erupção verbal desmedida contra os meus opressores, provavelmente também iria invadir um país que estivesse à mão de semear e tentar bater em toda a gente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home