18.5.05

"Boa sorting"

Na Praça da Figueira está instalado o circo da RTP, tendo a "Praça da Alegria" sido integrada numa coisa chamada "Hora do Leão", com o pateta do Jorge Gabriel a animar os reformados e donas de casa da nação, em tons de verde e branco. No Rossio, está o da Renascença. Na TSF descobriram um emigrante português, obviamente benfiquista, que veio da Califórnia para "ir ao Estádio da Luz ver o grande Benfica ganhar ao Sporting" e que agora vai até Alvalade ver a final da UEFA. Nos jornais a Carlsberg brinda-nos com slogans espirituosos, que tentam a cumplicidade e lembram a legendagem das falas do gendarme inglês do "Alô Alô". O Sporting passou a ser português e nós, sportinguistas, eclipsámo-nos na massa indistinta.

A ligeireza com que o resto do país se juntou à causa é francamente incomodativa. Pessoalmente, dispenso a solidariedade de circunstância. Já é suficientemente complicado lidar com a aura trágica num clube onde ninguém se esquece, em momento algum, da possibilidade real de derrota, seja contra que adversário for, sem termos de entrar em campo a lutar contra o décimo segundo jogador da outra equipa: o azar trazido pelo lampião anónimo que pensa torcer por nós. Assim como o Figo não pode ir à selecção nacional quando lhe dá jeito, dos outros clubes exige-se um permanente sectarismo, não uma qualquer tentativa de objectividade. Não há partilha, há competição. Para a glória, assim como para a calamidade, estamos cá nós.

7 Comentários:

At 3:01 da tarde, Blogger M Isabel G disse...

Eu são seria capaz de dizer melhor
http://xanelcinco.blogspot.com/

 
At 5:47 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira disse...

Concordo... eu, como benfiquista, serei incapaz de torcer pelo sportem.

 
At 11:38 da manhã, Anonymous Anónimo disse...

De acordo.
O nacionalismo é o último refúgio dos canalhas, já diziam os ingleses.
E eu que não partilho DE TODO a vossa dor, acho que a Europa vai mesmo até aos Urais. Viva o CSKA!

 
At 5:16 da tarde, Blogger dan disse...

100%

Já depois do jogo, ainda venho a tempo de partilhar da dispensa de solidariedade dos lampiões.

 
At 7:59 da tarde, Blogger João Amaro Correia disse...

olé olé! celebrei efusivamente os golos moscovitas!
mas silva, sábado a malta redime-se com uns copos! (não estarei cá amanhã!, vou à obra obrar)

 
At 11:56 da manhã, Blogger Victor Lazlo disse...

Vejo a calamidade mas a glória, essa, não a encontro.

 
At 5:04 da tarde, Anonymous Anónimo disse...

Eu sou benfiquista e torci pelo sporting. Não por ti ( não te conheço de lado nenhum) mas por vários amigos sportinguistas que tenho. A felicidade dos meus amigos é a minha felicidade. Mas claro, desde que a felicidade deles não implique a minha infelicidade.

 

Enviar um comentário

<< Home